Curso de Operações de Paz terá nova turma

  • user warning: Table './comunidade/sessions' is marked as crashed and last (automatic?) repair failed query: SELECT COUNT(sid) AS count FROM sessions WHERE timestamp >= 1495707243 AND uid = 0 in /var/www/comunidadesegura.org/includes/database.mysql.inc on line 172.
  • user warning: Table './comunidade/sessions' is marked as crashed and last (automatic?) repair failed query: SELECT DISTINCT u.uid, u.name, s.timestamp FROM users u INNER JOIN sessions s ON u.uid = s.uid WHERE s.timestamp >= 1495707243 AND s.uid > 0 ORDER BY s.timestamp DESC in /var/www/comunidadesegura.org/includes/database.mysql.inc on line 172.

O Viva Rio, em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJ), abre 100 vagas para a segunda turma do curso de extensão "Operações de Paz e Policiamento Internacional".

Trata-se do primeiro curso sobre o tema integralmente online e em português e voltado para civis (profissionais que lidam com política e segurança internacional, segurança pública e direitos humanos internacionais) e policiais. O curso é gratuito e será oferecido entre 10 de setembro e 28 de outubro.

Para esta segunda turma (ou ciclo 20), não haverá período de inscrição. Devido à grande repercussão do ciclo anterior do curso (19), que ultrapassou sete mil pedidos de inscrição em todo o Brasil, o Viva Rio decidiu que, em caráter excepcional, a seleção dos novos 100 participantes será realizada a partir do universo de candidatos que já enviaram as informações e a documentação para o ciclo 19.

Quem se inscreveu não precisa fazê-lo novamente. Se tiver enviado toda a documentação exigida, de acordo com o item 4 do edital anterior (revisado no item 4 do presente edital), estará concorrendo a uma vaga. Quem não se inscreveu ou não mandou todo o material exigido, terá que aguardar até o ciclo 21.

O resultado da seleção será divulgado no dia 3 de setembro, por email e pelos site do Viva Rio e Comunidade Segura.

O curso, com duração de 60 horas, tem como objetivo criar condições para que os participantes conheçam as operações de manutenção da paz das Nações Unidas e policiamento internacional. Ao final do curso, os participantes estarão capacitados a:

- compreender as dinâmicas e identificar os principais atores dos conflitos armados contemporâneos; analisar os principais pontos do Sistema das Nações Unidas, com destaque para o funcionamento do Secretariado, da Assembléia Geral e do Conselho de Segurança em suas tarefas relacionadas às missões de manutenção da paz, assim como o histórico, princípios e estrutura das missões de paz da ONU, tanto nos primórdios como em suas tarefas do pós-Guerra Fria;

- enumerar as características das missões de manutenção da paz multidimensionais, bem como os limites e as oportunidades de cooperação entre os diferentes atores no terreno (militares, policiais e civis);

- reconhecer a importância dos Direitos Humanos e Direito Internacional Humanitário, aplicados ao contexto de uma missão de paz, assim como noções sobre relações de gênero e proteção às crianças;

- ampliar o conhecimento a partir de temas relacionados à prática do policiamento internacional, como resolução pacífica de conflitos, policiamento comunitário, controle de multidões, etc;

- e compreender a dinâmica política interna do Haiti e a estrutura da MINUSTAH no passado, no presente bem como as principais tendências para o futuro.

Clique aqui para baixar o edital

Comentários

Manutenção da Informação

Solicito, por gentileza, me manter informado sobre novas turmas. Tenho muito interesse no assunto e sou voluntário para qualquer atividade pacificadora, em prol das nossas crianças e proteção do ecossistema.

Enviar novo comentário

O conteúdo deste campo é mantido privado e não será publicado.
CAPTCHA
Isso serve para verificar se você é um visitante de verdade e não um robô, evitando, assim, o envio automático de spam.
Image CAPTCHA
Copy the characters (respecting upper/lower case) from the image.