• user warning: Table './comunidade/sessions' is marked as crashed and last (automatic?) repair failed query: SELECT COUNT(sid) AS count FROM sessions WHERE timestamp >= 1471785390 AND uid = 0 in /var/www/comunidadesegura.org/includes/database.mysql.inc on line 172.
  • user warning: Table './comunidade/sessions' is marked as crashed and last (automatic?) repair failed query: SELECT DISTINCT u.uid, u.name, s.timestamp FROM users u INNER JOIN sessions s ON u.uid = s.uid WHERE s.timestamp >= 1471785390 AND s.uid > 0 ORDER BY s.timestamp DESC in /var/www/comunidadesegura.org/includes/database.mysql.inc on line 172.

Senasp lança edital de pesquisa em parceria com o Pnud

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) acaba de lançar o edital de pesquisas "Pensando a Segurança Pública". O lançamento acontece no âmbito do Projeto Segurança Cidadã firmado com a Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp) e tem o objetivo de fomentar pesquisas aplicadas no campo da segurança pública e da justiça criminal, fortalecer o diálogo entre a Senasp e a Academia e qualificar e subsidiar o trabalho da Secretaria de elaboração de políticas públicas.

'A polícia hoje é um fator de mobilização'

Depois do furor inicial gerado pela implantação das Unidades de Policia Pacificadora (UPP) em algumas favelas do Rio de Janeiro anteriormente dominadas por grupos de traficantes, começam a se consolidar as primeiras lições de um processo que continua aberto a ajustes e melhorias. Quem afirma é o coronel Robson Rodrigues, em entrevista antes de deixar o comando das UPPs.

Como melhorar a abordagem aos usuários de drogas

Novo curso 'Diminuir para somar: capacitação em redução de danos sobre álcool e outras drogas' visa a ajudar os agentes comunitários de saúde a melhorar a abordagem de usuários de drogas e o prosseguimento dos casos.

As disparidades nas prisões americanas

Kara Gotsch, diretora do Sentencing Project, ajudou a fazer da disparidade entre as sentenças para delitos envolvendo crack e cocaína uma questão política. Antes da Lei de Penas Justas, assinada pelo presidente dos EUA, Barak Obama, há um ano, as sentenças tinham uma disparidade de 100-1. Hoje, essa proporção foi reduzida para 18-1. De acordo com a American Civil Liberties Union, mais de 80% dos presos por infrações relacionadas ao crack são negros.

'É preciso ter um relacionamento com os usuários'

Allan Clear, diretor da Harm Reduction Coalition, a organização líder em redução de danos nos Estados Unidos, fala sobre as estratégias mais eficientes para trabalhar com usuários de drogas e afirma que, com os indivíduos e comunidades afetadas pelo crack, é fundamental estabelecer um relacionamento e mantê-lo, apesar das dificuldades.

Centros de uso supervisionado de drogas em xeque

Em 1999, para controlar a alta incidência de HIV/Aids, tuberculose, Hepatite C, a prefeitura de Vancouver, no Canadá, criou um plano para dependentes de drogas que incliu a abertura de locais de uso supervisionado de drogas injetáveis. Essa política foi questionada e, nos próximos meses, a Suprema Corte irá decidir se a lei federal que regula a posse e a venda de drogas ilícitas pode ser aplicada nesses casos.

A prova de um desejo de paz em Bel Air

A perceria do coronel Ubiratan Ângelo, ex-comandante geral da Polícia Militar do Rio de Janeiro, com o Viva Rio é coisa antiga. Ele é coordenador de Seguança Humana da organização e peça fundamental no processo que tornou possível um retorno à paz em Bel Air, comunidade da capital haitiana, em 2007. Sete anos e cinco acordos de paz depois, Ubiratan está investindo na análise da situação de segurança local.

A difícil tarefa de evitar a violência contra crianças

Fiocruz e Unicef lançam publicação com indicadores para auxiliar gestores e conselheiros municipais a fazer diagósticos, monitorar e avaliar as estratégias de enfrentamento da violência intrafamiliar e exploração sexual de crianças e adolescentes de seus municípios

Redução da violência em discussão na África

Experiências de redução da violência de 17 organizações do oeste africano foram apresentadas em seminário realizado no âmbito da Declaração de Genebra sobre Violência Armada e Desenvolvimento, em Abuja, capital da Nigéria. O objetivo do encontro “Práticas eficazes e promissoras na redução da violência para a África Ocidental” foi discutir boas práticas de redução da violência, consolidação da paz e promoção de desenvolvimento.

Segurança: uma questão de direitos humanos

Em sua busca por superar a violência que a tormenta há décadas, a América Latina deve ter foco nas práticas de segurança cidadã, mais do que no conceito de segurança pública que domina a agenda regional. A afirmação é de Amerigo Incalcaterra, representante regional para América do Sul do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos.

Conteúdo sindicalizado