Como pesquisar?

  • user warning: Table './comunidade/sessions' is marked as crashed and last (automatic?) repair failed query: SELECT COUNT(sid) AS count FROM sessions WHERE timestamp >= 1472180143 AND uid = 0 in /var/www/comunidadesegura.org/includes/database.mysql.inc on line 172.
  • user warning: Table './comunidade/sessions' is marked as crashed and last (automatic?) repair failed query: SELECT DISTINCT u.uid, u.name, s.timestamp FROM users u INNER JOIN sessions s ON u.uid = s.uid WHERE s.timestamp >= 1472180143 AND s.uid > 0 ORDER BY s.timestamp DESC in /var/www/comunidadesegura.org/includes/database.mysql.inc on line 172.

A Biblioteca Virtual em Segurança Pública e Direitos Humanos Comunidade Segura permite dois tipos de pesquisa: simples e avançada. 

Pesquisa Simples:

O espaço reservado para a busca simples aciona, quando uma palavra ou expressão é digitada, todos os campos de cadastro de documentos da biblioteca: título, autor, ano, instituição, editora, palavra-chave, tema e o próprio resumo da publicação. Este tipo de busca retorna um volume grande de resultados por ser mais genérica. É indicado para usuários que não estão pesquisando referências específicas de publicação.

Digitar mais de uma palavra ou expressão no campo de busca simples equivale ao conectivo “e”, que trará resultados que possuam as duas palavras ao mesmo tempo, em qualquer dos campos de catalogação e em qualquer ordem (Ex.: violência criança).

A busca simples também aceita o uso de aspas (" ") para a pesquisa de expressões exatas (Ex.: “vitimização de policiais”). Para pesquisar mais de uma expressão exata em um mesmo documento, basta colocar ambas entre aspas separadas por um espaço (Ex.: “segurança pública” “direitos humanos”).

Clique para fazer uma busca simples

Pesquisa Avançada:

A opção de busca avançada é indicada para usuários que procuram referências específicas em um documento: todas as publicações em um determinado ano, de um determinado autor ou instituição, etc.

A opção de pesquisa avançada realiza buscas por conteúdo, apresentando campos de pesquisa como:

com todas as palavras - equivale ao conectivo “e”, retornando resultados que contenham todas as palavras digitadas.

com frase específica - equivale ao uso de aspas para expressões exatas.

com pelo menos uma das palavras - equivale ao conectivo “ou” e trás resultados com pelo menos uma das palavras digitadas.

sem as palavras – traz resultados sem as palavras ou expressão.

A pesquisa avançada oferece também a opção de busca por conteúdo por categoria, onde o usuário pode escolher dentre os campos de catalogação de documentos (autor, título, etc.) aqueles que gostaria de pesquisar.

Para refinar ainda mais suas pesquisas, o usuário pode escolher mais de um campo para busca e mais de uma categoria por campo (Ex.: ano: 1999; 2002 ou palavra-chave: polícia; violência; prisão), relacionando-os ou não entre si.

Marcando a opção em todas as categorias selecionadas, a ferramenta vai estabelecer relações entre os campos e trazer resultados que contenham todas as categorias selecionadas em um mesmo documento. Ao contrário, marcando a opção em pelo menos uma das categorias selecionadas, o usuário obterá resultados que contenham uma ou outra das categorias selecionadas, mas não necessariamente em um mesmo documento.

Clique para fazer uma busca avançada

As duas modalidades de pesquisa da Biblioteca Virtual não fazem diferenciações entre letras maiúsculas e minúsculas.

Os resultados são apresentados em uma lista de referências simplificadas. Para visualizar os resultados detalhados basta clicar no título do documento.