Como funciona o seguro rural? Entenda a sua importância

O seguro rural é fundamental para a proteção de qualquer tipo de agronegócio, porque qualquer produção agrícola sofre ameaças em decorrência aos elementos naturais e outros fatores que não podem ser previstos. 

Porém, antes de contratar um seguro voltado para o trabalho rural, é importante entender o que é e como funciona essa modalidade. Por isso, reunimos as principais informações sobre a apólice, benefícios e mais detalhes que podem te mostrar a importância de estar segurado em caso de sinistro. Confira!

O que é um seguro rural?

O seguro para o produtor rural é um serviço oferecido para produtores agrícolas que tem como principal objetivo proteger um agronegócio contra possíveis danos e perdas, causados por fatores diversos, como fenômenos naturais e outras ocorrências. 

As coberturas oferecidas por essa modalidade de apólice podem variar de acordo com a seguradora. Por isso, é imprescindível avaliar os tipos de cobertura oferecidos por cada seguradora, para escolher conforme as necessidades do seu negócio.

Como funciona o seguro rural?

O seguro rural funciona da seguinte forma: o interessado entra em contato com a instituição que deseja solicitar o seguro, escolhe a modalidade adicionando os tipos de coberturas na apólice e após a assinatura do contrato já é possível acioná-lo, desde que o compromisso do pagamento mensal seja honrado corretamente. 

Para escolher uma boa seguradora, o ideal é entrar em contato para tirar dúvidas, verificar a estabilidade da empresa e as avaliações de outros clientes. 

Vale ressaltar que o custo pode variar conforme o local de funcionamento e seguradora, então esses são pontos a se considerar. O seguro rural pode ser contratado por pessoas físicas ou jurídicas e as coberturas são escolhidas pelo contratante, ou seja, o segurado que escolhe quais coberturas vai adicionar na apólice.

Benefícios do seguro rural

O seguro proporciona benefícios para o agricultor principalmente por ressarcir o valor de tudo o que foi perdido em alguma situação adversa coberta pela apólice. Confira abaixo mais benefícios do seguro:

1- Segurança

O maior dos benefícios em contratar um seguro voltado para o trabalho rural é a cobertura prevista em contrato, que vai ressarcir danos e perdas que possam desamparar o agricultor, minimizando prejuízos de diversas naturezas.

2- O seguro cobre tudo

O seguro cobre toda a lavoura contra riscos externos, desde que a modalidade escolhida se adéque às necessidades do produtor. Isso significa que no momento do sinistro, não importa o andamento da lavoura, o contratante pode acionar o seguro e ser ressarcido pelo que sua apólice cobre.

3- Isento de IOF

Esse tipo de seguro é isento de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Então, ao contratar o seguro, não é necessário se preocupar com essa questão.

Quais as modalidades de seguro rural?

O seguro rural conta com uma diversidade de modalidades com diferentes coberturas. No geral, este seguro abrange as seguintes modalidades: 

●     Seguro agrícola;

●     Seguro pecuária;

●     Seguro de florestas;

●     Seguro aquícola;

●     Seguro de penhor rural;

●     Seguro de benfeitorias e de produtos agropecuários;

●     Seguro de vida do produtor rural;

●     Seguro de cédula do produtor rural. 

Dentre essas modalidades, as mais buscadas pelos produtores rurais são o seguro de vida e os que cobrem danos aos seus maquinários e às lavouras. Vamos entender mais sobre alguns deles a seguir.

1- Seguro de vida do produtor

‌O seguro de vida é uma das modalidades mais importantes de seguro, pois garante o amortecimento de todas as dívidas em caso de falecimento, bem como o ressarcimento de um beneficiário.

2- Seguro para máquinas e bens

Outra modalidade muito importante de seguro para quem trabalha no meio rural é o seguro para máquinas e bens. Essa modalidade cobra danos contra os bens presentes na propriedade como máquinas, produtos, tratores e tudo o que estiver relacionado à produção, incluindo a residência.

3- Seguro agrícola

Essa modalidade de seguro tem como objetivo cobrir perdas de lavouras em decorrência da seca, enchentes, incêndios e outros fatores previstos em apólice.

4- Seguro pecuária

O seguro de pecuária é uma modalidade que serve para cobrir perdas de rebanhos, seja ele bovino, suíno ou outro. Essa modalidade reembolsará todas as perdas associadas à produção. 

Você pode encontrar a modalidade ideal para seu agronegócio na BB Seguros, incluindo os citados nesse artigo. Acesse o site da instituição para conhecer as modalidades oferecidas e caso tenha interesse, entre em contato com a seguradora. Pronto, agora você sabe como funciona o seguro rural e quais são os seus benefícios. Além disso, aqui você também viu que pode contar com a BB Seguros para proteger seu negócio, então entre em contato e analise qual a melhor modalidade para você!

Deixe um comentário

3 × três =