Como funciona um display? Entenda a função desse componente

Você já deve ter se perguntado como funciona a tela do seu celular, notebook ou qualquer outro dispositivo eletrônico com display. Esta peça nos permite visualizar uma série de informações importantes e está ligada intimamente ao aparelho. 

Apesar de estar presente na rotina de quem muito depende de fazer atividades com a internet e a eletrônica, dúvidas sobre como a peça funciona, se tem push botton e outras, são comuns. Vamos saber mais sobre ele a seguir e acompanhe a Comunidade Segura

O que é um display?

A peça é uma das camadas que compõem a tela do seu dispositivo, basicamente. Por isso, está em Smartphones, computadores, televisões, relógios, monitores no geral, e muitos outros eletrônicos. Porém, sem contar a parte do touch que digitamos e o vidro protetor. 

Ou seja, o “touch” não integra o display. Quando o aparelho não possui teclas e recebe comandos de toque, esse dispositivo usa outro recurso da eletrônica. Mas quando falamos desse elemento, se trata de uma parte funcional para emitir imagens ou outra informação visual. 

Eles já vêm embutidos nos dispositivos ou vendidos separadamente para quem quer fazer projetos Arduino, criar, inventar, se divertir ou trabalhar com elementos eletrônicos.

Tem diferença entre display e tela

É comum ambas as peças serem vistas como a mesma, apesar de haver algumas diferenças técnicas entre eles, pois o fato é que são duas peças distintas. A primeira é o conjunto de elementos eletrônicos, ou o hardware, responsável por gerar as imagens. Enquanto a segunda é apenas a parte do vidro, que protege a anterior e cria uma barreira entre ela e o exterior (incluindo a interação humana).

Como funciona um display

Hoje encontramos disposições além da tela em qualquer dispositivo em que conseguimos ver imagens. Para cada um, há diversas tecnologias e funções próprias, mas todas funcionam a partir de um sinal elétrico. 

Em comparação com a tela, displays formam mais camadas. Tal como o LCD, que começa a formar suas imagens em uma camada que gera luz de fundo, e assim cada componente libera mais cores e passam pelos chamados cristais líquidos. 

Então, a depender do tipo de tecnologia em que foi feito o monitor do seu computador, celular, ou outro, a produção das imagens e a sua transmissão serão alteradas conforme as placas emissoras de luz.

Tipos de display

Uma forma de entender os tipos é conhecer as distintas resoluções desse componente eletrônico, que pode melhorar a experiência de visualização das imagens pelo usuário. Mas a tecnologia aplicada pelo fabricante é o que mais conta. Entre os tipos de display, temos os principais e mais fáceis de adquirir: 

●     LCD;

●     LED;

●     OLED. 

Tais modelos são indispensáveis em relação ao projeto visual ou táctil. Vamos conhecer melhor cada um nas próximas linhas.

LCD

O LCD possui placa de cristal líquido que dá o nome, em inglês liquid crystal display. Usado para mostrar imagens e informações por via eletrônica, como textos, além de vídeos e fotos. Esse é o modelo mais popular do mercado.

Adquirir tela LCD pelas vantagens de ser mais leve, capaz de produzir muito mais do que os tubos de raios catódicos (CRT), e ainda consumir baixa energia. Isso tudo permite que você use em equipamentos portáteis. Seja para o conserto de telas queimadas ou criação de projetos, o LCD é indicado também por ter baixo custo mesmo que seja comprado em lojas especializadas em eletrônicos.

LED

O display de 7 segmentos é um componente eletrônico com módulo LED. Quando combinadas, tais ligações produzem exibições de algarismos arábicos, informações alfanuméricas, na quantidade de dígitos necessária. 

É usado em contadores, relógios LED, e outros projetos de eletrônica com operações para mostrar o tempo, massa, temperatura, dentre outros dados. Você pode combinar o LED com placas microcontroladoras para configurar os dígitos que quiser e alguns na cor vermelha também. Outra dica é incluir o push botton para acender um ou mais LEDs.

OLED

Modelos mais evoluídos acrescentam iluminação potente como as telas OLED, as quais possuem a tecnologia do LED em diodos de forma orgânica, ou Organic Light Emitting Diode. Isso significa que a luz de fundo do OLED proporciona cores mais vívidas e imagens de maior qualidade e bom contraste. 

A tela com OLED é mais avançada exatamente por conter pontos como os de LED que emitem a própria luz após as moléculas orgânicas serem “agitadas”. Existem matrizes de OLED individuais que são facilmente coordenadas em relação à apresentação da imagem. 

Onde encontrar display de qualidade?

Compre LCD, LED e OLED na Eletrogate, loja especializada em eletrônica com materiais e componentes feitos com tecnologia de ponta que já encontramos em aparelhos e dispositivos modernos.

Saiba que é recomendável comprar qualquer componente eletrônico vindo de fabricantes confiáveis. Isso muda tudo na hora de procurar produtos que sejam funcionais para o seu projeto Arduino, de robótica ou outra prototipagem.

Conheça mais sobre a Eletrogate e encontre seus componentes eletrônicos comercializados, como o display e seus tipos aqui listados. Aqui você tem uma vasta disponibilidade, preços baratos nas peças que procura, suporte e entrega garantida.

Deixe um comentário

dez − 10 =