O que torna um cliente satisfeito: 6 dicas infalíveis

Um consumidor feliz tende a revisitar a loja para novas compras, por exemplo, bem como indica o estabelecimento. Consequentemente, o negócio gera lucros e consolida a marca. Mas afinal, o que torna um cliente satisfeito?

O que torna um cliente satisfeito
O que torna um cliente satisfeito

Para que isso seja possível, criar estratégias que visam manter os clientes satisfeitos é importante, considerando desde a qualidade do atendimento até os benefícios propostos pelo produto. Quanto mais satisfeito fica o cliente, maiores serão as chances de fidelização.

O que é um cliente satisfeito?

Um consumidor satisfeito possui boas percepções em relação a sua empresa, o que contribui até com campanhas de publicidade, como funciona o Facebook Ads, ou mesmo engajamento e divulgações orgânicas nas demais plataformas de conteúdo. 

Nos últimos tempos, a satisfação não está relacionada apenas à diversidade de produtos oferecidos e a qualidade dos serviços.

Para ter um público engajado e fiel, cada vez mais é necessário se preocupar com as experiências que serão vivenciadas durante a jornada de compra, ou seja, as interações que acontecem entre a marca e o consumidor.

Assim, a empresa deve estar preparada para um bom relacionamento em todas as etapas, desde a resposta de um comentário nas redes sociais, passando pelo atendimento e vendas até o momento do suporte (caso necessário), inclusive após a compra.

Alguns fatores que podem influenciar na satisfação dos clientes são:

  • Expectativas atendidas por parte dos consumidores;
  • Uso de tecnologias para otimizar o atendimento;
  • Disponibilidade no atendimento e suportes;
  • Eficiência das soluções oferecidas.

Indicadores de satisfação dos clientes

Para ter clientes satisfeitos, as empresas podem criar diversas estratégias de Marketing Digital, de atendimento e alinhar todos os fluxos relacionados às vendas, além de realizar o monitoramento constante. 

Deste modo, o uso de indicadores é essencial para avaliar o grau de satisfação dos consumidores e os mais indicados para otimizar os fluxos e identificar gargalos são: 

  1. CSAT (Customer Satisfaction Score) 

É focado em perguntas avaliativas, que permitem uma classificação que varia de 0 a 10 para saber o quanto o cliente ficou satisfeito com um determinado produto ou serviço.

  1. NPS (Net Promoter Score)

Essa métrica é baseada na frase “Qual a probabilidade de você indicar a empresa para um amigo?”. 

As respostas ajudam a conhecer melhor quem são os promotores e detratores da marca, bem como quais serviços/produtos são melhores avaliados, podendo ainda solicitar a justificativa para melhorar os aspectos que não agradaram os consumidores.

Dicas para ter clientes satisfeitos

Como pode ser percebido, criar estratégias e utilizar técnicas que ajudam a manter os índices de satisfação dos clientes sempre em alta é fundamental para o desenvolvimento do negócio, algo que pode render excelentes resultados.

As principais dicas são:

  1. Transforme o seu produto em algo acessível

Manter os produtos e serviços acessíveis, seja em lojas físicas ou no ambiente online, é fundamental para uma compra mais rápida e uma melhor experiência (principalmente em sites responsivos e intuitivos). Isso possibilita atender a todas as demandas com mais qualidade.

Mais ainda, é importante que os serviços e produtos sejam vistos, podendo ser reconhecidos, independentemente do ambiente em que o relacionamento é iniciado.

Isto posto, pensar em estratégias de marketing digital, que ajudam a ter um bom posicionamento nos buscadores de pesquisa, e investir em anúncios pagos são ótimas opções.

Criar campanhas, por exemplo, utilizando ferramentas Ads são formas de aumentar a visibilidade e segmentar o público.

Sendo assim, pesquisar informações sobre como anunciar no Google Ads é o caminho para desenvolver anúncios diferenciados, com ótimo custo-benefício e que ajudam nas vendas.

Mais ainda, é possível melhorar a segmentação da audiência, suas dúvidas e interesses, visto que é possível anunciar informativos e outros agregadores de experiência, o que implica na melhora da satisfação dos clientes.

  1. Elabore pesquisas de satisfação

As pesquisas de mercado mostram a opinião do público e permitem melhorar os produtos e o próprio atendimento. 

Para isso, utilizar algumas ferramentas de automação é uma maneira de fazer a pesquisa com mais qualidade e conforme o público que se deseja atingir da base de clientes.

Com o uso de recursos tecnológicos, os profissionais podem enviar formulários após ações de compra, atendimento no chat ou solicitação de suporte, identificando os ofensores que devem receber atuação para melhorar a jornada de compra.

  1. Melhore o atendimento

Reduzir o tempo de reclamações e respostas de solicitações, ter uma equipe de atendimento treinada e que conheçam bem os produtos e serviços são formas de oferecer o melhor para os clientes, dando atenção e uma experiência humanizada.

  1. Faça promoções na compra de produtos

A estratégia de promoção é ótima não só para aumentar as vendas, mas para deixar os clientes mais satisfeitos. 

Quando há vantagens nas negociações, há mais chances dos consumidores voltarem a comprar na sua empresa.

Para o envio de descontos aos clientes, as marcas costumam utilizar o e-mail marketing.

  1. Monitore as redes sociais 

As redes sociais podem ser vistas como “praças de encontro” dos usuários no universo digital, ou seja, é neste espaço que as pessoas se reúnem para conversar sobre vários assuntos, inclusive fazer críticas e elogios às marcas.

Isto posto, as redes sociais são ótimas para obter feedbacks e avaliar o nível de satisfação dos clientes.

  1. Invista em anúncios diferenciados

O objetivo de uma campanha publicitária é divulgar um produto ou serviço. Porém, apostar na criatividade pode ser uma maneira de desenvolver materiais interessantes, que façam com que o cliente fique satisfeito com o marketing da empresa.

Usar o Instagram Ads, por exemplo, para criar campanhas com um design interessante é uma maneira de deixar o cliente satisfeito, oferecendo um produto de qualidade e uma campanha visualmente agradável, que entretenha e informe, melhorando ainda mais o relacionamento.

Dessa maneira, proporcionar uma experiência positiva e agradável, em que o cliente é o centro das atenções, não só melhora a experiência e satisfação, como mostra que a marca se importa com o consumidor, algo que deixa os clientes muito satisfeitos e faz do seu negócio um grande sucesso.