Um consumidor feliz tende a revisitar a loja para novas compras, por exemplo, bem como indica o estabelecimento. Consequentemente, o negócio gera lucros e consolida a marca. Mas afinal, o que torna um cliente satisfeito?
Para que isso seja possível, criar estratégias que visam manter os clientes satisfeitos é importante, considerando desde a qualidade do atendimento até os benefícios propostos pelo produto. Quanto mais satisfeito fica o cliente, maiores serão as chances de fidelização.
O que é um cliente satisfeito?
Um consumidor satisfeito possui boas percepções em relação a sua empresa, o que contribui até com campanhas de publicidade, como funciona o Facebook Ads, ou mesmo engajamento e divulgações orgânicas nas demais plataformas de conteúdo.
Nos últimos tempos, a satisfação não está relacionada apenas à diversidade de produtos oferecidos e a qualidade dos serviços.
Para ter um público engajado e fiel, cada vez mais é necessário se preocupar com as experiências que serão vivenciadas durante a jornada de compra, ou seja, as interações que acontecem entre a marca e o consumidor.
Assim, a empresa deve estar preparada para um bom relacionamento em todas as etapas, desde a resposta de um comentário nas redes sociais, passando pelo atendimento e vendas até o momento do suporte (caso necessário), inclusive após a compra.
Alguns fatores que podem influenciar na satisfação dos clientes são:
- Expectativas atendidas por parte dos consumidores;
- Uso de tecnologias para otimizar o atendimento;
- Disponibilidade no atendimento e suportes;
- Eficiência das soluções oferecidas.
Indicadores de satisfação dos clientes
Para ter clientes satisfeitos, as empresas podem criar diversas estratégias de Marketing Digital, de atendimento e alinhar todos os fluxos relacionados às vendas, além de realizar o monitoramento constante.
Deste modo, o uso de indicadores é essencial para avaliar o grau de satisfação dos consumidores e os mais indicados para otimizar os fluxos e identificar gargalos são:
- CSAT (Customer Satisfaction Score)
É focado em perguntas avaliativas, que permitem uma classificação que varia de 0 a 10 para saber o quanto o cliente ficou satisfeito com um determinado produto ou serviço.
- NPS (Net Promoter Score)
Essa métrica é baseada na frase “Qual a probabilidade de você indicar a empresa para um amigo?”.
As respostas ajudam a conhecer melhor quem são os promotores e detratores da marca, bem como quais serviços/produtos são melhores avaliados, podendo ainda solicitar a justificativa para melhorar os aspectos que não agradaram os consumidores.
Dicas para ter clientes satisfeitos
Como pode ser percebido, criar estratégias e utilizar técnicas que ajudam a manter os índices de satisfação dos clientes sempre em alta é fundamental para o desenvolvimento do negócio, algo que pode render excelentes resultados.
As principais dicas são:
- Transforme o seu produto em algo acessível
Manter os produtos e serviços acessíveis, seja em lojas físicas ou no ambiente online, é fundamental para uma compra mais rápida e uma melhor experiência (principalmente em sites responsivos e intuitivos). Isso possibilita atender a todas as demandas com mais qualidade.
Mais ainda, é importante que os serviços e produtos sejam vistos, podendo ser reconhecidos, independentemente do ambiente em que o relacionamento é iniciado.
Isto posto, pensar em estratégias de marketing digital, que ajudam a ter um bom posicionamento nos buscadores de pesquisa, e investir em anúncios pagos são ótimas opções.
Criar campanhas, por exemplo, utilizando ferramentas Ads são formas de aumentar a visibilidade e segmentar o público.
Sendo assim, pesquisar informações sobre como anunciar no Google Ads é o caminho para desenvolver anúncios diferenciados, com ótimo custo-benefício e que ajudam nas vendas.
Mais ainda, é possível melhorar a segmentação da audiência, suas dúvidas e interesses, visto que é possível anunciar informativos e outros agregadores de experiência, o que implica na melhora da satisfação dos clientes.
- Elabore pesquisas de satisfação
As pesquisas de mercado mostram a opinião do público e permitem melhorar os produtos e o próprio atendimento.
Para isso, utilizar algumas ferramentas de automação é uma maneira de fazer a pesquisa com mais qualidade e conforme o público que se deseja atingir da base de clientes.
Com o uso de recursos tecnológicos, os profissionais podem enviar formulários após ações de compra, atendimento no chat ou solicitação de suporte, identificando os ofensores que devem receber atuação para melhorar a jornada de compra.
- Melhore o atendimento
Reduzir o tempo de reclamações e respostas de solicitações, ter uma equipe de atendimento treinada e que conheçam bem os produtos e serviços são formas de oferecer o melhor para os clientes, dando atenção e uma experiência humanizada.
- Faça promoções na compra de produtos
A estratégia de promoção é ótima não só para aumentar as vendas, mas para deixar os clientes mais satisfeitos.
Quando há vantagens nas negociações, há mais chances dos consumidores voltarem a comprar na sua empresa.
Para o envio de descontos aos clientes, as marcas costumam utilizar o e-mail marketing.
- Monitore as redes sociais
As redes sociais podem ser vistas como “praças de encontro” dos usuários no universo digital, ou seja, é neste espaço que as pessoas se reúnem para conversar sobre vários assuntos, inclusive fazer críticas e elogios às marcas.
Isto posto, as redes sociais são ótimas para obter feedbacks e avaliar o nível de satisfação dos clientes.
- Invista em anúncios diferenciados
O objetivo de uma campanha publicitária é divulgar um produto ou serviço. Porém, apostar na criatividade pode ser uma maneira de desenvolver materiais interessantes, que façam com que o cliente fique satisfeito com o marketing da empresa.
Usar o Instagram Ads, por exemplo, para criar campanhas com um design interessante é uma maneira de deixar o cliente satisfeito, oferecendo um produto de qualidade e uma campanha visualmente agradável, que entretenha e informe, melhorando ainda mais o relacionamento.
Dessa maneira, proporcionar uma experiência positiva e agradável, em que o cliente é o centro das atenções, não só melhora a experiência e satisfação, como mostra que a marca se importa com o consumidor, algo que deixa os clientes muito satisfeitos e faz do seu negócio um grande sucesso.