Qual a importância de músicas ambiente para o seu comércio?

As músicas ambiente em um comércio é algo comum para os clientes. Entretanto, o que muitos não entendem é que o som vai muito além de ter uma harmonia sonora, já que ele pode ser uma questão estratégica para que a loja possa construir uma imagem, bem como relacionamento positivo com seus clientes. 

 

Segundo informações de pesquisas realizadas pela companhia sueca HeartBeats Internacional, lojas e empresas que tocam músicas ambientes relacionados com a própria identidade têm 96% de chance de serem lembradas pelo cliente. Ademais, esse recurso sonoro também pode impactar positivamente as memórias dos clientes da sua loja. 

 

Veja a seguir tudo o que não te contaram a respeito da importância do recurso sonoro em uma loja, e entenda como usar essa ferramenta a favor de sua companhia, melhorando assim sua quantidade de vendas e lucratividade, bem como a imagem que está construindo no mercado, mesmo que não seja formado em faculdade de vendas e marketing.

Qual a importância de boas músicas ambientes para o seu comércio?

Quando se tem uma loja ou companhia onde o cliente pode ir presencialmente para comprar e consumir, é normal que os donos e responsáveis se preocupem com todos os recursos estéticos do local, uma vez que é necessário passar uma série de mensagens para seus consumidores de modo a importá-los positivamente. 

 

Em suma, mesmo os gestores, formados em gestão comercial ead, conseguem entender a importância de decorar o ambiente com recursos visuais que possam fazer o cliente lembrar da marca, assim como se preocupam desse consumidor ter uma boa impressão e se sentir confortável e acolhido pelo local. 

 

Pois bem, com a música funciona da mesma forma. Isso porque, o recurso auditivo tem o poder de gerar no cliente memórias afetivas e positivas em relação a aquele ambiente. Sendo assim, ao se lembrar de sua loja, o cliente terá uma memória positiva, o que também ajuda a sua marca a criar uma imagem de notoriedade no mercado. 

 

Contudo, lembre-se: para que a estratégia funcione da maneira esperada, é preciso ter cuidado ao escolher a música e seu volume, o que pode prejudicar e, a depender da ambientalização, o cliente também pode detestar e ter impressões ruins. Portanto, tome cuidado e faça escolhas baseadas no perfil de sua persona. 

Por que ter músicas ambientes no seu comércio?

Assim como já mencionado anteriormente, além de buscar funcionários capacitados e formados com o curso técnico de gestão financeira, para fazer um negócio ir para frente, também é preciso trabalhar a imagem de sua companhia e seu relacionamento com os clientes. 

 

Sendo assim, é importante promover a eles boas experiências que os façam lembrar de sua loja, sempre associando sua marca a coisas positivas e a música ambiente pode ser uma grande aliada para esse objetivo, trazendo benefícios como: 

 

  • O que é tocado afeta a opinião do consumidor;
  • Música pode aumentar ou diminuir o tempo dentro do estabelecimento;
  • A música pode atrair mais visitas ao estabelecimento;
  • O som ambiente pode auxiliar no aumento de vendas;
  • Cria-se a identidade musical da marca.

 

Outros pontos importantes a serem melhorados por uma música ambiente está no comportamento dos clientes, mas também na produtividade dos colaboradores.

 

Quando há músicas ambientes tocadas no local de compra, escolhidas de forma estratégica, elas são capazes de fazer com que seu consumidor se apaixone pela loja e compre mais, pois, se sentem bem naquele ambiente, sendo uma ótima estratégia até mesmo para quem é formado em gestão de recursos humanos.

Música ambiente aumenta as vendas das lojas?

Quando se tem em mente montar uma loja ou um comércio onde seus clientes possam visitar presencialmente, recursos como aspectos visuais, cores, iluminação e decoração, além do bom atendimento da equipe de vendas, são fundamentais para ajudar no aumento de vendas e no ganho de atenção do cliente. 

 

O que poucos empreendedores sabem é que a música ambiente também tem esse poder,  muito grande, de envolver e gerar identificação com o público. 

 

É através da música que as pessoas se conectam de forma mais intensa e emocional com a experiência do local. Portanto, usar a música correta de forma estratégica pode sim ajudar a sua loja a vender mais, recurso que pode ser aprendido através do curso de gestão financeira ead.

 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.

Deixe um comentário

3 − 1 =